Volnei Malaquias: do Concreto ao Abstrato, Literalmente!

Exposição de Volnei Malaquias: O Despertar do Caos
Exposição de Volnei Malaquias: O Despertar do Caos
“O essencial é invisível para os olhos”, já dizia Saint-Exupéry, o reverenciado autor do Pequeno Príncipe. E Volnei leva essa premissa ao pé da letra. O que os nossos olhos, de meros mortais e não-artistas, não enxergam, Volnei capta com olhos e a mente da arte, da cor, do subjetivo e da intensidade.

Seus quadros, de pura abstração, remetem a galáxias, águas profundas, rios de lava, paisagens rochosas, ou, simplesmente, a uma explosão de texturas e pigmentos. Mas, na verdade guardam uma origem muito mais surpreendente: são paredes descascadas, frestas de construção, passadeiras (faixas de pedestres), e outros tipos de intervenções urbanas das mais banais, espalhadas pelos cantos e becos de Lisboa. E que ele lê e traduz em quadros.

E seu olhar é tão transversal, que consegue captar e projetar estados mentais de si próprio, desta vez, comuns a nós mortais. E é isso que “O Despertar do Caos” nos apresenta: uma sequência, quase cronológica, de momentos psicológicos que vão do caos à depressão, do fundo do poço ao renascimento, e, finalmente, ao bem-estar de um cérebro que soube se fechar, se refazer e se reinventar. E assim também o faz com sua arte.

Suas crises, existenciais ou nem tanto, refletem-se numa profusão de texturas, de relevos, ora minuciosos, ora grotescos, assim como num regurgitar de cores, ora frias, ora cinzentas, ora obscuras, ora quentes e vibrantes, como que se espelhassem as fazes do nosso dia a dia, da nossa urbe, do nosso ser, da nossa vida.

Saber olhar para o concreto e ver a abstração, e ainda associada a um contexto psíquico, desconheço quem tenha feito isso antes. Os grandes abstratos usavam a tinta e o pincel. Ou o carvão e o papel. Volney usa o olho, a lente e o urbano. A cidade em si. Tão caótica quanto sua arte e sua mente. Tão incompreendida quanto a psique humana. E tão real quanto os nossos fantasmas e tormentos, comuns a todos nós, os humanos. Viva a arte!

Stevan Lekitsch

Escritor, jornalista e cineasta (e autor deste blog)

SERVIÇO:
"O DESPERTAR DO CAOS"
Exposição de Volnei Malaquias - artista brasileiro residente em Portugal
De 21 de Setembro a 15 de Outubro de 2023
Horário: de terça a sábado - das 10h00 às 19h30.
Galeria Barros&Bernard
Endereço/Morada: Rua de Borges Carneiro, 53 - Lisboa - Portugal
Telefone: (+351) 211 941 138




Comentários